Bastion Point está localizado no Michael Joseph Savage Memorial, na praia de Mission Bay, em Auckland, com vista para o porto de Waitemata.
O local tem grande importância histórica: antes da colonização da Nova Zelândia, a área foi ocupada pelos Ngāti Whātua, mas devido a sua posição estratégica, o governo neozolandês construiu no local uma base militar - Bastion Point. Porém, após a II Guerra Mundial, quando não era mais necessário uma área de defesa, o governo não devolveu as terras aos Maoris, fazendo da área uma reserva e, posteriormente, colocando-a à venda para construção de casas. Com o objetivo de barrar a ação do governo, foi formando um comitê - Orakei Māori Action Committee - que ocupou as terras ilegalmente. A ocupação pacífica durou 507dias, terminando em 25 de maio de 1978, quando policiais do exército retiraram, à força, os ocupantes e destruiram as instalações, hortas e uma casa de reuniões, que haviam sido construídas. 222 manifestantes foram presos. A ocupação e uso da força para acabar com a ocupação desempenhou um papel de destaque às injustiças contra os Maori e a ocupação foi um marco importante na história do protesto Maori. Na década de 1980, o governo da Nova Zelândia, como pedida de desculpas, devolveu a terra aos Ngāti Whātua.
Em Bastion Point foi construído um memorial para o primeiro primeiro-ministro do trabalho da Nova Zelândia, Michael Joseph, aonde está enterrado em um mausoléu, cercado de jardins e um obelisco que é refletido em uma piscina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário